segunda-feira, 24 de junho de 2013

Projeto Maternal II

Tema: O mundo colorido dos vegetais


Justificativa:


 Este tema foi escolhido por perceber a necessidade das crianças em incorporar diversos vegetais em sua alimentação.
Objetivo geral: 


Incentivar a degustar e experimentar diferentes vegetais.
Objetivos específicos:

Criar momentos significativos de experimentação de vegetais, como: frutas, legumes, etc;
Incentivar bons hábitos e atitudes para ter uma alimentação saudável;
Estimular a hábito diário de comer vegetais;
Experimentar diferentes sabores que contem nos alimentos;
Proporcionar momentos lúdicos de interação com o grupo e com os educadores;

Operacionalização: 



Contação de histórias de vegetais;
Pintura de diversas frutas com diferentes materiais;
Degustação de diferentes vegetais;
Confecção de frutas, verduras e legumes, com materiais diversos como: sucatas, massinha de modelar, papel mache, etc;
Salada de frutas.
Visitação nas famílias da frutinha

Recursos: 


Livros;
Folhas de ofício;
Jogos;
Fantoches;
Caixa surpresa;
Sucatas;
Cola
EVA;
Plasticor;
Giz de cera;
Massinha de modelar feita com farinha de trigo;
Músicas que tratem de vegetais;
Frutas de diversas texturas e sabores.
Frutinha (mascote da turma)
Caderno da frutinha

Culminância:

Confecção de frutas com papel mache. As crianças irão modelar as frutas a partir da observação das mesmas que estarão expostas na sala de aula. Após as crianças pintarão com as cores respectivas das frutas que escolheram e faremos uma linda exposição.


















 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Projeto Pré-Maternal

Tema: Conhecendo as cores

Justificativa: Esse projeto foi desenvolvido a partir da necessidade da turma de interagir com diferentes cores e texturas a fim de estimular a coordenação ampla e fina.


Objetivo geral: 

Estimular os cinco sentidos através das cores e texturas, com a utilização de materiais diversos.

Objetivos específicos:
    Instigar a percepção visual, tátil, auditiva, através das cores e texturas;
    Aprimorar os cinco sentidos;
    Estimular as habilidades motoras, cognitivas e psicomotoras através de pintura com os dedos, pés e pincel grosso.
    Estimular momentos de interação, através de contação de histórias.

    Procedimentos:
    Confecção da centopeia de cores e texturas para a decoração da sala;
    Confecção da centopeia de papel higiênico;   
    Pintura das mãos para formação da guirlanda;
    Pintura do dado realizada com as mãos;
    Brincadeiras com o boliche de garrafas;
    Encaixe de formas geométricas;
    Contação de histórias com diversos recursos;
    Manuseio da massinha de modelar;   
    Confecção do tapete de texturas e caminhada sobre o mesmo;
    Confecção do Beleleu.

    Recursos:
    Livros;
    Tinta guache e plasticor;
    Folhas coloridas

    Revistas
    Sucatas
    Jogos de encaixe;   
    Garrafas de vários tamanhos;
    Fantoches;   
    Tapete das texturas;
    Tampas de garrafas;
    Papel cartaz;
    Gliter;
    Cola;
    Sucatas;
    Massinha de modelar;
    Fotos.
    Culminância;
    Confecção do Beleleu que irá visitar a casa das crianças. Com registros dos acontecimentos pertinentes que ocorreram em seus lares.




























Projeto Berçário


Tema:  Descobrindo e brincando no berçário


Justificativa:
Por ser o bebê um sujeito ativo e com necessidades de estimulação, o projeto privilegiar a exploração todas as áreas para um desenvolvimento saudável e integral das crianças.


Objetivos:
Desenvolver harmoniosamente os aspectos, físicos e sociais, respeitando sua maturidade emocional.

Objetivos específicos:
Estimular a psicomotricidade através do corpo e do movimento;

Propiciar atividades musicais com: canto, objetos; visando explorar o universo sonoro, estimulando a audição;

Estimulação:
· Tátil, atavés de atividades co tintas, texturas e brinquedos em geral;
· Visual, através de objetos coloridos, que serão manuseados com as mãos e boca;
· Verbal, através de conversas com crianças, falas, risos e músicas.

Procedimentos:



 Através do canto com músicas cantadas e de Cds fazer mímicas que estimulem as expressões corporais;
Com objetos sonoros pra que a criança perceba a intensidade, timbre e altura do som;
Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados);
Colocar o bebê em diferentes posições de bruço, de lado, etc...
Colocar objetos na frente para que elas se movimentem em todos os sentidos na posição de bruço;
Mantê-los sentados com o apoio de almofadas enquanto manuseiam os brinquedos;
Provocar ruídos para que o bebê movimente o tronco em direção a fonte sonora.


Recursos:


Livros de histórias infantis;
Dvd de filmes infantis,
CD de músicas infantis;
Brinquedos diversos;
Piso da sala;
Fantoches;
Tinta

Culminância:

Ao longo do projeto será realizado um livro de cada aluno. Será solicitado aos pais o envolvimento assim como a participação escrita, através de pesquisas sobre como foi o desenvolver do seu filho. Ao final será entregue para cada família o livro de seu filho, contendo a participação dos pais, crianças e educadoras.